02.jpg

Nossos exames 

Confira abaixo o exames cardiológicos oferecidos por nossa clínica

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Preparo: para realização do exame o cliente deverá trazer um cinto e vir de banho tomado. 

HOLTER

Aparelho usado para registrar um eletrocardiograma durante muitas horas, afim de detectar arritmias. O paciente registra num diário as suas atividades e sintomas para correlacionar esses dados com eventuais arritmias registradas.

Preparo: para realização do exame os clientes deverão trazer um cinto e vir de banho tomado, pois não poderá fazê-lo nas próximas 24 horas. Os homens deverão trazer um aparelho de barbear. cinto. Os homens deverão trazer um aparelho de barbear.

ECO DOPPLER DAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS E VERTEBRAIS

É um exame complementar que utiliza o ultrassom para estudar a anatomia e a circulação nas artérias que fornecem sangue para o cérebro.

Destina-se à pesquisa de estenoses por placas de gordura mas também auxilia no diagnóstico de outras alterações, tais como aneurismas, angulações, dissecções e arterites.

Preparo: Não necessita de preparo. 

ECO DOPPLER ARTERIAL E VENOSO DOS MEMBROS INFERIORES

Exame não invasivo, que permite a avaliação dos distúrbios circulatórios nas pernas. O exame arterial tem como principal objetivo a detecção de placas de gordura nos vasos sanguíneos, das obstruções congênitas e dos aneurismas. A avaliação venosa é importante na quantificação de varizes, tromboses venosas e quadros de insuficiências venosas crônicas.

Preparo: Não necessita de qualquer preparo .

ECO DOPPLER ARTERIAL E VENOSO DOS MEMBROS SUPERIORES

Exame não invasivo que permite a avaliação dos distúrbios circulatórios nos braços. O exame arterial tem como principal objetivo a detecção de placas de gordura nos vasos sanguíneos, das obstruções congênitas e dos aneurismas. A avaliação venosa é importante na quantificação de varizes, tromboses venosas e tromboflebites. Também é um exame útil para avaliar as fístulas artério-venosas em portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise.

Preparo: Não necessita de preparo. 

ECO DOPPLER DA AORTA E SEUS RAMOS

É o exame mais utilizado para rastreamento e diagnóstico dos aneurismas em pacientes assintomáticos, nas unidades de emergência sem diagnóstico prévio e nos pacientes sintomáticos. Permite a identificação, localização e extensão anatômica das lesões ateroscleróticas da aorta e seus ramos viscerais. Apesar de não ser considerado o “padrão ouro”, tem a melhor relação custo-benefício e não utiliza contraste nefrotóxico. 

Preparo: Não necessita de preparo. 

ECO DOPPLER DAS ARTÉRIAS RENAIS

Na população geral de hipertensos, a estenose da artéria renal (EAR) é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária e responde por cerca de 1 a 6% dos casos. Destes, 85 a 90% dos casos são por aterosclerose, enquanto a displasia fibromuscular responde pelos demais 10%. Dentre os exames de imagem, a ultrassonografia vascular é o método de escolha inicial para a investigação da EAR por não ser invasiva, não utilizar radiação nem contraste nefrotóxico e apresentar boa relação custo-benefício.

Preparo: Não necessita de preparo. 

ECOCARDIOGRAMA

É um exame que permite avaliar as medidas e a mobilidade das paredes das diferentes cavidades do coração, as válvulas cardíacas e sua capacidade funcional, o fluxo do sangue e a direção desse fluxo. Revela ainda anomalias congênitas ou adquiridas do coração. Analisa o pericárdio, revelando a presença ou não de derrames. Por dados obtidos no ecocardiograma, podemos avaliar a função do coração e através de exames periódicos fazer um diagnóstico evolutivo de doenças e suas consequências.

Preparo: Não necessita de preparo. 

TESTE ERGOMÉTRICO

O ECG de esforço é o exame não invasivo mais útil para avaliar um paciente com angina, principalmente naquele paciente que tem o ECG de repouso normal.

Serve para avaliar o coração sob condições de estresse. Se o ECG de repouso for normal e a história do paciente for sugestiva de uma doença do coração, o ECG de esforço pode mostrar alterações não reveladas no ECG de repouso.

Preparo: Antes do exame o paciente não deverá fazer atividade física,   tomar calmantes, fumar ou fazer uso de qualquer substância que   contenha cafeína (chás, café ou chocolate). 
O paciente deverá vir de roupas adequadas para a prática de atividade   física tais como, bermuda e tênis. Mulheres deverão vir de sutiã ou   top e homens deverão trazer um barbeador.