• Cardiomed

TIPOS DE TESTES PARA O COVID-19

Uma das grandes estratégias para o enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) passa, incontestavelmente, pela sua confirmação laboratorial. Utilizando os testes laboratoriais in vitro, podemos diagnosticar os pacientes durante o curso da infecção, ou até mesmo os que já tiveram contato prévio com o vírus, estabelecendo um valioso suporte para a tomada de decisão médica e ao ordenamento das políticas de saúde pública.

Existem basicamente dois grupos de kits para o diagnóstico in vitro atualmente disponíveis e registrados: os moleculares e os imunológicos.

Utilizando um swab para a coleta de secreções de naso/orofaringe (material das vias aéreas inferiores também são aceitos), partículas do RNA viral são detectadas, conferindo assim alta sensibilidade e especificidade.

Já o outro grande grupo é representado pelos testes imunológicos, os quais são capazes de detectar os anticorpos produzidos pelo organismo frente à resposta imunológica induzida pela infecção do SARS-CoV-2.

Os resultados dos testes imunológicos ainda devem ser interpretados com cautela, e devem sempre ser associados ao quadro clínico-epidemiológico e a outros exames complementares para um melhor raciocínio clínico.


Fonte: Portal PEBMED


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo