• Cardiomed

SAIBA COMO LIDAR COM A ALERGIA

A alergia é uma manifestação exagerada do sistema imunológico, desencadeando reações tanto imediatas quanto em longo prazo. Dependendo da gravidade, pode contribuir para um evento fatal. Nosso sistema imunológico é responsável por reconhecer um corpo estranho, chamado cientificamente de antígeno. A partir disso, ocorrerá o recrutamento das células leucocitárias, que o eliminarão. Esse processo envolve uma grande quantidade de leucócitos e outras células de defesa em uma situação fisiologicamente denominada de inflamação — porém, em condições adequadas ao tamanho do problema. No entanto, nas situações alérgicas, o sistema imunológico desencadeia uma reação de defesa exagerada, que acarreta na produção de uma grande quantidade de substâncias como citocinas, histaminas, entre outras.

É importante saber que a alergia, apesar de princípios patológicos semelhantes, é considerada uma reação adversa. Por isso, as intolerâncias alimentares não se enquadram nessa definição apresentada.

O resultado pode ser percebido imediatamente, como vermelhidão na pele e coceiras ao longo do corpo. Mais tardiamente e dependendo da situação, o encaminhamento hospitalar pode ser necessário.


Fonte: ALBERT EINSTEIN VIDA SAUDÁVEL


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo