• Cardiomed

SÍNDROME DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, de caráter sistêmico, que se caracteriza por inadequado suprimento sanguíneo para atender necessidades metabólicas tissulares, na presença de retorno venoso normal, ou fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Representa desafio diagnóstico e terapêutico durante atendimento hospitalar e ambulatorial.

Dados recentes revelam elevada prevalência de tal patologia em nosso país (aproximadamente de 1% em indivíduos com idade entre 55 e 64 anos, chegando a 17,4% naqueles com idade maior ou igual a 85 anos), o que resulta em grande impacto econômico e social. Estima-se que nos próximos 15 anos, haverá um aumento de 46% nos casos de IC, em parte pelo aumento na expectativa de vida da população brasileira.

Os fatores de risco cardiovascular devem ser pesquisados: arritmia, doença arterial coronariana, diabetes, dislipidemia, obesidade, etilismo/tabagismo, insuficiência renal, hipertensão arterial sistêmica, cardiomiopatia conhecida, quimioterapia/radioterapia.

O ecocardiograma pode e deve ser utilizado precocemente, auxiliando no diagnóstico etiológico e prognóstico.


Fonte: PEBMED


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo