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QUAL É A PORÇÃO IDEAL DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO, AFINAL?

A fibra é uma parte essencial de uma dieta saudável, além de contribuir para a redução de peso. No entanto, é necessário consumir a quantidade certa por dia para evitar problemas digestivos, pois o intestino humano não é capaz de digerir ou absorver este nutriente, especialmente em grandes porções. Por isso, o valor diário de fibra deve ser dividido ao longo do dia e não ingerido em uma única refeição.O Medical Daily News, site especializado em saúde, reuniu as diretrizes nutricionais oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), assim como as recomendações.

Fibra: ingestão diária recomendada

A ingestão de fibra varia conforme a faixa etária, já que os requisitos de energia são diferentes durante as diversas fases da vida.

Crianças: 1 a 3 anos: 14 gramas; 4 a 8 anos: 16,8 a 19,6 gramas; 9 a 13 anos: 22,4 a 25,2 gramas;Adolescentes: 14 e 18 anos: 25,2 a 30,8 gramasAdultos: Homem: 34 gramas; Mulher: 28 gramas

Os indivíduos que não consomem muita fibra devem aumentar a quantidade gradualmente ao longo das semanas para evitar desconfortos intestinais.

A ingestão diária de fibra jamais deve passar das 70 gramas diárias, pois em excesso pode trazer inchaço, gases e constipação, assim como deficiências nutricionais – cálcio, magnésio e zinco já que ela pode limitar a absorção desses nutrientes -; e aumenta o risco de bloqueio intestinal, caso seja consumida com quantidade insuficiente de líquidos.Portanto, sempre beba muita água ao longo do dia e mastigue os alimentos devagar e com cuidado; leva tempo para que o sistema gastrointestinal e o intestino se ajustem às mudanças.


Fonte: VEJA SAÚDE



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