• Cardiomed

PRECISO TESTAR APÓS A VACINA?

A resposta para a população geral é não. Simplesmente porque muitos testes não foram produzidos para esse tipo de diagnóstico. Os de farmácia, por exemplo, além de baixa qualidade, são feitos para detectar anticorpos contra uma proteína diferente da utilizada nas vacinas, portanto, eles não vão detectar anticorpos produzidos a partir da vacinação.

já existem testes sorológicos (feitos a partir de sangue colhido em laboratório) que identificam se o organismo conta com anticorpos para a proteína S (de spike) do coronavírus —que tem a produção estimulada pela vacinação. No entanto, não há necessidade de uma pessoa vacinada sair correndo para realizar o teste só para ter certeza se está imune, já que seu objetivo não é esse e ele nem pode confirmar isso, mesmo que não seja identificado anticorpos.

O principal motivo para a população geral não sair fazendo testes para avaliar se houve a produção de anticorpos após a vacinação é que o resultado não é conclusivo. Uma pessoa que apresenta anticorpos está protegida, mas ainda assim precisa continuar tomar todos os cuidados para prevenção da covid-19, pois pode pegar e transmitir a doença. Além disso, não é possível afirmar que uma pessoa que não tenha os anticorpos após ser vacinada não foi imunizada e, por enquanto, não há muito o que fazer com a informação de um resultado negativo do teste sorológico.


Fonte: VIVA BEM UOL


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo