• Cardiomed

POR QUE FAZER UM ECO-DOPPLER?

O eco-Doppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatómicas.

Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.

Trata-se de um exame simples e seguro, mas com grande utilidade no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos em diversas patologias (ou doenças).

Para iniciar o exame, o médico radiologista coloca a sonda no órgão ou estrutura que pretendemos avaliar. A sonda encontra-se conectada com o equipamento e permite obter as imagens. As imagens geradas podem ser visualizadas no monitor do ecógrafo para que o médico as possa visualizar em tempo real. Deste modo, o médico poderá analisar e interpretar as imagens que vai observando.

O exame será considerado normal se os vasos sanguíneos estudados não apresentarem alterações valorizáveis.


Fonte: SÁUDE BEM ESTAR.PT


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo