POR QUE CUIDAR DA SAÚDE INTESTINAL É TÃO IMPORTANTE?

Você já deve ter ouvido falar que, no nosso organismo, existe aproximadamente o mesmo número de microrganismos que de células. Isso é verdade: há trilhões de bactérias, fungos e vírus habitando o seu intestino nesse momento. É a eles que se dá o nome microbiota. Nem todos esse microrganismos, claro, são ruins (do contrário, todos nós viveríamos com a saúde intestinal comprometida). Mas eles estão lá: sempre a postos para influenciar processos em todo o corpo.

Diferente de qualquer outro órgão, o intestino pode funcionar sozinho, ou seja, não precisa do cérebro para tomar decisões. O “governante", nesse caso, é o chamado Sistema Nervoso Entérico, que se estende pelo tecido que reveste todo o sistema digestivo e possui seus próprios circuitos neurais. É por isso que o intestino recebeu esse apelido de "segundo cérebro".

Diante disso, é possível entender que a saúde intestinal vai muito além de simplesmente processar a comida que você consome ao longo do dia. Só para ter ideia, apenas 10% a 20% da microbiota é igual entre indivíduos. Essa imensa diferença de uma pessoa para a outra se deve a fatores como dieta e estilo de vida, por exemplo. Mas um aspecto é igual para todo mundo: a saúde intestinal tem relação com condições que vão desde o sistema imunológico até o apetite e o humor.


FONTE: CARE PLUS



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo