• Cardiomed

PARAR DE FUMAR AUMENTA SOBREVIDA EM 29%

Pacientes com câncer de pulmão que pararam de fumar após o diagnóstico apresentaram uma melhora de 29% na sobrevida geral em comparação aqueles que continuaram com o tabagismo após a identificação da doença.

Essa é uma das descobertas de um novo estudo publicado no Journal of Torácic Oncology, revista oficial da Associação Internacional para o Estudo de Câncer de Pulmão (IASLC). O objetivo dos pesquisadores era analisar se parar de fumar perto ou após o diagnóstico tem um efeito benéfico na sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão.

De acordo com os pesquisadores, interromper o tabagismo pode desempenhar um impacto positivo na sobrevivência desses pacientes porque a fumaça do tabaco promove o crescimento, a progressão e a disseminação do tumor. Além disso, diminui a eficácia,a tolerância à radiação e aumenta o risco de complicações pós-operatórias.

Para os autores, o estudo sugere que os profissionais de saúde devem educar pessoas com câncer de pulmão sobre os benefícios de parar de fumar mesmo após o diagnóstico da doença.


Fonte: VIVER BEM UOL


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo