• Cardiomed

PÓLIPO APÓS COLONOSCOPIA

O achado de pólipo após colonoscopia sem dúvida é um assunto que gera bastante discussão e com algumas divergências entre os especialistas. Também é importante explicitar que há uma gama de tipo de pólipos e normalmente os do tipo adenomatosos são os que requerem atenção especial visto que sua evolução para adenocarcinoma de cólon é uma questão temporal.

A colonoscopia não é um exame isento de riscos, e diversas etapas do exame podem apresentar complicações (preparo, sedação, perfurações) e aqueles pacientes com pólipo pequeno apesar de possuírem um maior risco de câncer cólon retal que a população geral, o risco continua baixo e, portanto, não há necessidade de exames tão próximos.

O aumento de casos de pacientes menores que 50 anos com câncer cólon retal, assim como as complicações em pacientes maiores que 75, acendem a discussão de quando começar e até quando continuar o screening de câncer cólon retal, especialmente nos pacientes com história familiar e naqueles com pólipo previamente diagnosticado.


Fonte: PEBMED


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo