top of page
  • Foto do escritorCardiomed

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL

Quando a pressão arterial elevada (hipertensão) é diagnosticada, é necessário mudar o estilo de vida e/ou o tratamento medicamentoso para a diminuir. A hipertensão é uma das principais causas de AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. A hipertensão pode ser causada por stress, excesso de peso, ingestão excessiva de sal ou de álcool.

Quando o coração bate, bombeia sangue para o corpo, fornecendo-lhe nutrientes e oxigênio. O sangue que circula faz pressão contra as paredes dos vasos sanguíneos. A força da pressão tem o nome de pressão arterial.

Quando a pressão arterial é demasiado elevada, exerce tensão nas paredes das artérias, tornando-as mais suscetíveis a depósitos de colesterol e ao desenvolvimento de placas ateroscleróticas (também chamadas artérias endurecidas).

Pode formar-se um coágulo sanguíneo no local da placa, que pode bloquear total ou parcialmente o fluxo sanguíneo no interior da artéria ou causar a sua ruptura. Se um coágulo bloquear um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, dá-se um AVC. Se um coágulo bloquear um vaso sanguíneo que fornece sangue ao coração, dá-se um infarto.

A pressão alta faz o coração trabalhar mais. Isso faz com que o músculo cardíaco engrosse e endureça, o que pode levar a insuficiência cardíaca.


Fonte: HEALTHY-HEART.ORG



4 visualizações0 comentário
bottom of page