O CONTROLE DO PESO É UMA MANEIRA EFICAZ DE REDUZIR O RISCO CARDIOVASCULAR
A obesidade e o excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, estão ligados a um maior risco de doenças cardiovasculares. A perda de peso reduz o risco de morte causada por doença cardíaca. Também ajuda a prevenir ou controlar a diabetes, a pressão alta e o colesterol alto e contribui para evitar doenças cardiovasculares. A perda de peso pode ser alcançada comendo menos e sendo mais ativo.
A obesidade é uma doença crônica grave de proporções epidêmicas e globais. Cerca de 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres são obesos em todo o mundo. Estes valores duplicaram desde 1980.
As pessoas obesas e com excesso de peso têm uma maior probabilidade de sofrer ataques cardíacos e AVC. Em particular, a gordura abdominal está associada a outros fatores de risco cardiovascular, como diabetes, hipertensão, aumento da massa cardíaca e colesterol elevado. Todos estes fatores de risco levam à acumulação de colesterol nas artérias, fazendo com que as placas cresçam. Estas placas podem eventualmente obstruir parcial ou totalmente uma artéria que fornece sangue ao coração, causando um ataque cardíaco, ou uma artéria que fornece sangue ao cérebro, causando um acidente vascular cerebral.
Fonte: HEALTHY-HEART.ORG
