top of page
  • Foto do escritorCardiomed

MAIS DA METADE DOS ADULTOS BRASILEIROS CONSOME SAL EM EXCESSO

Mais da metade dos adultos brasileiros consome sal em excesso e em quantidade superior à dos padrões estabelecidos para prevenção de doenças. O dado é de uma nova pesquisa feita na USP, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Instituto Pensi, Fundação José Luiz Egydio Setubal e Hospital Infantil Sabará.

A pesquisa mostrou que 56% da população acima de 20 anos ultrapassa o limite recomendado pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos (National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine), que é de 2.300 miligramas ao dia. Veja outros achados:

O consumo do sódio ocorre principalmente por meio do sal de cozinha -- mistura com 60% de cloreto e 40% de sódio. Ou seja: 1 grama de sal contém 400 mg de sódio. No Brasil, de acordo com o estudo, a ingestão média é de 2.432 miligramas ao dia, equivalente a 6 gramas de sal - 1 colher de chá cheia ou 1 colher de sobremesa nivelada. O grupo analisado que mais extrapolou no consumo de sódio foi o de homens jovens, na faixa dos 20 a 29 anos. Pão francês, feijão, arroz e bife são os alimentos que mais contribuíram para o índice nessa faixa etária.

Perfil de consumo

Os autores coletaram informações sobre o perfil alimentar de mais de 28 mil adultos por meio dos dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares, do IBGE. Os participantes descreveram tudo o que haviam ingerido em dois períodos diferentes de 24 horas. "Os dados mostram que, apesar de todos os esforços para reduzir o consumo de sódio, os resultados ainda são muito discretos", diz a nutricionista Paula Victória Félix, uma das autoras do trabalho.


Fonte: UOL VIVA BEM



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page