• Cardiomed

HIPERTENSÃO TEM O MESMO SINTOMA DA MENOPAUSA

Os médicos devem redobrar a atenção para quadros de hipertensão arterial em mulheres de meia-idade, que podem ser confundidos com sintomas da menopausa. Este foi o alerta dado pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) em um documento assinado em consenso por cardiologistas, ginecologistas e endocrinologistas, e publicado recentemente no European Heart Journal

Segundo a professora Angela Maas, diretora do programa de saúde cardíaca feminina da Radboud University, na Holanda, até 50% das mulheres desenvolvem hipertensão antes dos 60 anos, mas sintomas como palpitações ondas de calor (conhecidos como fogachos), além de uma combinação de calor, transpiração e ruborização são normalmente atribuídos à menopausa.

“Sabemos que a hipertensão feminina não recebe o mesmo tratamento da masculina, colocando as mulheres numa situação de risco para casos de fibrilação atrial, infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico que poderia ser evitada”, alertou Angela Maas.

De acordo com o documento, há sinais que, se mapeados cedo, podem ajudar muito na prevenção. Por exemplo, casos de pré-eclâmpsia e elevação da pressão arterial durante a gravidez estão associados a um perigo quatro vezes maior de hipertensão arterial e derrame. Mulheres com menopausa precoce e com doenças inflamatórias autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus, fazem parte do grupo de risco.


Fonte: PEBMED


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo