• Cardiomed

DOENÇAS VASCULARES E COVID 19: QUAL A RELAÇÃO?

Desde que surgiram os primeiros casos de contaminação, o novo coronavírus colocou o mundo em alerta devido às complicações para a saúde humana, ainda mais para pacientes acima de 60 anos, uma vez que possuem o sistema imunológico mais debilitado.

Apesar de ser um vírus desconhecido até o registro dos primeiros casos, a comunidade científica já realizou algumas descobertas importantes sobre os fatores de risco para o agravamento da COVID-19, doença causada pelo coronavírus. Dentre elas, a de que existe, sim, relação entre doenças vasculares e coronavírus.

No Brasil, a primeira vítima fatal da COVID-19 foi um homem de 62 anos de idade que sofria de diabetes e hipertensão. A segunda vítima, uma mulher de 63 anos, também apresentava o mesmo quadro do primeiro paciente.

Esses casos corroboram o que as autoridades de saúde vem apontando desde o início da pandemia: doenças crônicas, como é o caso das doenças vasculares, também elevam os riscos de mortalidade da COVID-19.

O diabetes e a hipertensão são as doenças que mais merecem destaque neste cenário. Elas não reagem com o coronavírus, mas podem agravar o quadro de pacientes que estão infectados.


Fonte: CORIS


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo