• Cardiomed

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

No dia 27 de novembro comemora-se o Dia Nacional de combate ao Câncer, data em que são lembradas as batalhas que são travadas diariamente contra uma das grandes doenças no mundo atualmente. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontaram números preocupantes em sua última pesquisa em 2014 – que também são válidos para 2015. Os estudos apontaram ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma (182 mil casos), seguido de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

Entretanto, apesar do avanço da doença, o índice de cura tem aumentado substancialmente. E uma boa parcela deste número se dá pela detecção precoce do câncer, como foi no caso do advogado Marcos Weligton de Castro Tito, 75. Há 10 dez anos, o ex-deputado estadual e federal realizou com o seu urologista um exame periódico, que ele fazia uma vez por ano, no qual foi detectado um tumor na próstata.

Há 50 anos, o índice de mortalidade era de 70%, mas hoje, felizmente, mais de 50% dos doentes conseguem se curar. E esse número poderia ser ainda maior se houvesse mudanças em alguns hábitos de vida e uma conscientização ainda maior.


Fonte: SBRT


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo