• Cardiomed

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), é comemorado anualmente no dia 29 de outubro com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

Conhecido popularmente como derrame, o AVC, segundo pesquisas, é tido como a segunda maior causa de morte no mundo. Decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida.

O AVC pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade e afeta a todos: sobreviventes, família, amigos, locais de trabalho e comunidades.

O fonoaudiólogo é o profissional capaz de avaliar e reabilitar as funções comprometidas parcialmente ou totalmente, dependendo do grau de comprometimento da área afetada, interferindo nas habilidade de comunicação e alimentação.

A avaliação e início da terapia precoce, minimiza as dificuldades do paciente podendo levá-lo a maior funcionalidade comunicativa e de alimentação (deglutição), por isso ainda na fase hospitalar, o tratamento fonoaudiológico deve ser iniciado, para restabelecer mudanças na fala e na forma de deglutir o alimento.


Fonte: BLOG DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo