• Cardiomed

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem conquistando espaço cada vez maior entre as preocupações das pessoas. A importância do tema ganhou projeção internacional a ponto de, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

A cada ano, esse órgão internacional escolhe um tema central para que governantes, instituições e cidadãos aproveitem a data para refletir e atuar em cima de aspectos da saúde que têm impacto sobre a sociedade. Neste ano, o foco será o combate à resistência antimicrobiana. Esse risco ocorre quando microorganismos – como bactérias, vírus, fungos e parasitas – se tornam resistentes à maior parte dos remédios utilizados nos tratamentos e passam a ser denominados de “superbactérias”.

A resistência é provocada pelo uso abusivo de antimicrobianos nas últimas décadas, comportamento muitas vezes agravado pela automedicação. Uma forma de atenuar essa situação, portanto, é se medicar somente com orientação de um profissional.

Além de servir para lançar um alerta em escala mundial a respeito de problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada. Para tanto, é fundamental entender que o conceito de saúde é muito mais abrangente do que a ausência de doenças. Ser saudável pressupõe um equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.


Fonte: HCOR


1 visualização0 comentário