Cardiomed
DIA DO HEMOFÍLICO
Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue. Mas o que isso significa? Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.
Existem vários fatores de coagulação no sangue que agem em uma sequência específica. No final dessa sequência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Portanto, o coagulo não se forma e o sangramento continua.
O dia do Hemofílico, comemorado na data de 4 de janeiro, tem como objetivo chamar atenção para este grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação, que é usado para parar hemorragias.
Fonte: HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
