• Cardiomed

COMO FUNCIONA O EXAME ECODOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS?

As artérias carótidas e vertebrais são responsáveis por transportar o sangue do coração até o cérebro. Com uma função destas, é inegável a importância que elas têm na manutenção de algumas das ações mais básicas e importantes do nosso corpo. Sendo assim, é preciso cuidar muito bem delas, e o exame EcoDoppler é a melhor forma de prevenção neste caso.

O exame EcoDoppler é um derivado da ultrassonografia que, por sua vez, usa o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar as estruturas internas do organismo em tempo real. O EcoDoppler tem o diferencial de ser específico para avaliação do fluxo dos vasos sanguíneos de diferentes áreas do corpo.

No caso ainda mais específico do EcoDoppler de carótidas e vertebrais, ele é um exame que avalia as artérias vertebrais e as artérias carótidas comuns, internas e externas. Sua principal função é identificar a existência de placas de ateroma (gordura) obstruindo alguma destas artérias. Através da avaliação do fluxo sanguíneo, é possível encontrar — em caso de existência — obstruções tanto na área examinada quanto um pouco antes ou depois dela.


Fonte: CORIS


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo