• Cardiomed

AVC EM JOVENS COM COVID-19

Recentemente, o The New England Journal of Medicine publicou um comunicado de caráter informativo, relatando 5 casos de adultos jovens (todos com menos de 50 anos), que foram diagnosticados com AVC de grandes vasos e, ao mesmo tempo todos tiveram resultados positivos para SARS-COV-2, ou seja Covid-19.

A idade dos pacientes eram: 33, 37, 39, 44 e 49 anos de idade; sendo quatro homens e uma mulher (paciente mais jovem). Desses 5 pacientes, apenas um paciente tinha histórico de AVC, sendo o único que fazia uso de medicações regulares (AAS e atorvastatina), dois pacientes diabéticos e dois pacientes totalmente hígidos. Em relação aos sintomas do Covid-19, 2 pacientes eram assintomáticos, e o restante apresentava febre, tosse, cefaleia e letargia.

No exame de admissão no serviço de emergência, os 5 casos tinham um NIHSS score (escala quantitativa da severidade e magnitude do déficit neurológico após o Acidente Vascular Cerebral) em torno de 17, o que, pela magnitude, é compatível com AVC ocorrendo em grandes vasos. O local da oclusão referido, nesses pacientes, foi em artéria carótida interna, artéria cerebral média e artéria cerebral posterior.

Por fim, o artigo chama atenção para uma correlação importante. O distanciamento social, o isolamento e a relutância para procurar atendimento em emergência devido a pandemia, podem contribuir para piores desfechos, exemplificando que dois dos pacientes demoraram a chamar a ambulância por receio de serem levados ao hospital.


Fonte: Portal PEBMED


Fonte: Portal PEBMED


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo