• Cardiomed

ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES DE ALTO RISCO

Qualquer pessoa que inicia a prática de atividades físicas deve tomar alguns cuidados, principalmente em relação ao coração. Quando o órgão é bastante exigido ele reage de diversas formas e se não estiver em excelentes condições a experiência pode ter consequências negativas.

O American College of Sports Medicine (ACSM) estabeleceu definições relacionadas ao risco para a realização de exercício físico e são considerados alto risco aqueles indivíduos com um ou mais sinais ou sintomas sugestivos de doença cardiovascular ou pulmonar, ou com doença cardiovascular, pulmonar ou metabólica conhecida. O ACSM recomenda encaminhamento a um médico para aqueles indivíduos de alto risco que desejem realizar exercícios moderados à intensos.

A complexidade da avaliação médica pode variar desde a simples aplicação de um questionário e exame físico até exames mais sofisticados.

Devemos lembrar que a atividade física continuada deve ter pelo menos 150 minutos por semana ou 30 minutos diários e que os atletas de final de semana devem saber que as atividades intensas sem preparo prévio podem ocasionar piora da sua condição de saúde. Fique atento aos sinais que o seu corpo lhe mostra.


Fonte: CMOS Drake


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo