• Cardiomed

ATENDIMENTO DE GESTANTES DURANTE A PANDEMIA

Em resposta aos esforços mundiais para combate à pandemia Covid-19, a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) propôs um guia de suporte para atendimentos de gestantes com quadros suspeitos ou confirmados, onde sugere manejo em diferentes condições:

1) Pré natal de pacientes ambulatoriais; 2) Triagem da gestante no hospital; 3) Manejo intraparto de mulheres confirmadas ou suspeitas Covid-19; 4) Cuidados pós-parto e neonatais de mulheres confirmadas ou suspeitas de Covid-19 e 5) Suporte psicológico.

A pandemia de Covid-19 tem causado quadros respiratórios graves em todo o mundo desde o caso índice em dezembro na China. Desde então temos tentado aprender, conhecer e principalmente combater essa pandemia que, em gestantes, pode ser uma doença grave, de potencial letal para mãe e feto. As sugestões para controle devem começar pelas precauções dos serviços que vão receber essas mulheres.

Atenção especial para pacientes com comorbidades (hipertensão e diabetes). Já que gravidez per se é uma condição que predispõe doenças respiratórias por sua condição cardiorrespiratória particular. Usar insulina se preciso para controle glicêmico eficaz;

Redução número de consultas. Sempre verificar sinais e sintomas antes de vir para consulta de pré-natal.


Fonte: Portal PEBMED


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo