top of page

ANSIEDADE: RESPIRAR PROFUNDAMENTE AJUDA MESMO?

Sim, a respiração é um poderoso aliado no controle da ansiedade. Isso porque, quando estamos ansiosos, estressados e preocupados, tendemos a respirar rápido demais e em intervalos mais curtos, o que acaba atrapalhando a nossa capacidade de controle sobre esses sentimentos.

Assim, ao se perceber mais ansiosa(o), a recomendação é seguir algumas técnicas simples de respiração que estimulam, equilibram e acalmam. Por exemplo: • Sente-se em uma posição firme e agradável, com a coluna ereta e preferencialmente com as pernas cruzadas;

• Inicie uma respiração estritamente nasal e abdominal, ou seja, quando o ar entra, o abdômen se expande e, quando o ar sai, o abdômen se retrai; • Acrescente um ritmo simples, inspire contando mentalmente até quatro e expire contando até oito, assim sucessivamente. Faça isso por uns cinco minutos.

Quando a expiração é mais lenta em relação à inspiração, mais a respiração tende a descontrair, sedar. Quando prolongamos nossa expiração, acionamos naturalmente nosso sistema parassimpático e conseguimos acalmar nosso corpo, mente e emoções.


Fonte: VIVA BEM UOL



4 visualizações0 comentário
bottom of page